A praia do Pontal do Norte vai receber a maior parte da areia a ser utilizada no alargamento da orla em Itapoá. São quase 4 milhões de metros cúbicos de sedimentos, incluindo o material que será usado na reconstituição de dunas. As praias de Figueira do Pontal e Princesa do Mar também foram contempladas naquele que é considerado, pela prefeitura de Itapoá, o maior alargamento do País (confira abaixo os volumes a serem utilizados no alargamento das praias). Mais de 7 km dos 32 km de praias da cidade serão contempladas.
Continua depois da publicidade
A areia virá da dragagem do canal externo da baía da Babitonga, em acesso usado para os portos de São Francisco do Sul e Itapoá. O serviço está contratado e, assim que for concluído o projeto executivo, o aprofundamento vai começar – o que deve acontecer ainda em 2025. O trabalho terá 13 meses para ser realizado. A draga deve chegar até dezembro. A meta é recuperar a linha costeira que foi registrada em 1979.
Confira imagens da draga
A licença ambiental para o aprofundamento e alargamento do canal externo autoriza a dragagem de 12,6 milhões de metros cúbicos de sedimentos, incluindo o volume de tolerância. As três praias de Itapoá vão receber 6,4 milhões de toneladas de areia. É praticamente o triplo do que foi utilizado no alargamento em Balneário Camboriú. Será formado também banco de areia no mar, perto da costa, com um milhão de toneladas de sedimentos, em dispositivo para colaborar na contenção. O restante do material a ser retirado na dragagem será levado para bota-fora oceânico.
Como será o alargamento em Itapoá
A extensão das praias que serão alargadas e a volume de sedimentos

Continua depois da publicidade
Praia 1 – Figueira do Pontal – 1.750 metros (dois segmentos) – 588.300 m3
Praia 2 – Pontal do Norte – 3.580 metros – 3.874.000 m3
Praia 3 – Princesa do Mar – 2.000 metros – 2.022.500 m3
Banco da Princesa – 1.000.000 m3
O que pode mudar em acesso a bairro de Joinville
Revitalização de orla em praia de SC está perto de ser entregue; nova etapa está prevista
Draga utilizada em Balneário Camboriú fará “maior” alargamento de praia do País, em SC
Vias de acesso aos aterros em Joinville têm pedido de R$ 12 milhões para asfalto
Joinville busca empréstimo para bancar implantação da Via Parque













